Portal do Servidor ganha recurso que permite melhor visualização e navegação em smartphones Publicado: 09 julho 2020

Os funcionários da prefeitura já podem navegar no Portal do Servidor de forma mais agradável utilizando o seu celular. Foi implementado um novo recurso que permite que os conteúdos se adaptem a qualquer plataforma que o visitante esteja utilizando para acessar as páginas, seja computador desktop, tablet ou smartphone. A integração desta tecnologia, conhecida como “design responsivo”, faz com que as páginas de um site da web sejam renderizadas em uma variedade de dispositivos e tamanhos de janelas de navegadores ou telas.

A equipe da Secretaria Municipal de Relações Institucionais Comunicação (SMRIC), que é responsável pelo portal, interpreta como fundamental a inserção desta tecnologia para que os servidores possam ter uma experiência agradável na utilização do portal. Segundo eles, o acesso às informações deve poder ser feito a partir de qualquer dispositivo, a qualquer hora e de forma rápida e fácil e seu aprimoramento vai ao encontro da crescente utilização de dispositivos móveis para navegar na internet.

O portal também recebeu algumas melhorias em relação à navegação. O menu principal agora tem um recurso que o expande na horizontal e foi aplicada uma iconografia para facilitar a identificação dos serviços e dos sistemas utilizados pelos servidores no seu dia-a-dia. Ganhou, também, um acesso rápido a todas as informações publicadas. A valorização das notícias, destinadas aos servidores, foi um pouco além e agora tem mais destaque na capa com a exibição das quatro últimas publicações.

A implementação desta versão do Portal do Servidor contou com a colaboração da equipe de infraestrutura do Canoastec para configuração e instalação no webserver da Prefeitura.