Prefeitura de Canoas lança aplicativo que revoluciona comunicação com a escola Publicado: 29 junho 2020

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), lançou um aplicativo da educação para as 84 escolas da rede pública de ensino do município, o que vai beneficiar aproximadamente 34 mil alunos e 1681 professores. O EduCanoas tem como objetivo facilitar a comunicação entre os alunos, pais ou outros responsáveis, escolas e a própria secretaria. Além disso, a iniciativa elimina a necessidade de uso de papéis, como agenda impressa, bilhetes de comunicação, autorizações, entre outros.

O EduCanoas foi desenvolvido por uma empresa privada mediante licitação em conjunto com a Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (Canoastec) e conta com 14 módulos, como agenda, recado, presença, autorizações, enquete, calendário, entre outros. Mas o que chama atenção na ferramenta é que ela permite que os responsáveis das crianças troquem mensagem com a escola e com a turma do aluno, possibilita visualizar o conteúdo programático informado pelo professor, no módulo Diário de Classe, e o acompanhamento das avaliações e do boletim escolar. Além disso, no módulo Medicamentos, o profissional da educação recebe informação sobre a medicação que será necessária aplicar no aluno, quando este necessitar.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirma que a ferramenta representa mais um avanço na qualidade da educação pública do município. “Com o aplicativo também evitamos a evasão escolar, uma vez que os responsáveis conseguem ver em tempo real se o filho ganhou ou não presença na aula. Não estamos medindo esforços para melhorar a educação de Canoas porque acreditamos que o desenvolvimento de uma sociedade só é possível por meio de uma educação de qualidade, por isso, precisamos oportunizar uma equidade no aprendizado e uma democratização do conhecimento”, comenta Busato.

Já a vice-prefeita, Gisele Uequed, ressalta que a iniciativa se soma às demais no salto para a modernização da educação de Canoas. “Todos estes avanços nas escolas, como a implementação do Google for Education, representam acréscimos de ferramentas para o educador ensinar, para o aluno melhor aprender e para os pais terem mais segurança. Agregam ainda novos conhecimentos e habilidades, promovendo iniciação à cultura digital, acompanhando a profunda transformação social que vivenciamos”, destaca a Gisele.

A mãe do aluno Cauê do 4º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rondônia, Luciana Souto Antunes, já baixou o aplicativo e comemora a iniciativa: “Para nós, mães e pais, que estamos sempre na correria de trabalho, escola e casa, a ferramenta será excelente para podermos acompanhar nossos filhos e participar mais da vida escolar das crianças, já que é difícil conseguir ir na escola para conversar com professores e direção”.

O aplicativo EduCanoas já está disponível para os sistemas Android e IOS, nas lojas Play Store e App Store. Além do celular, a ferramenta pode ser gerenciada por notebook, tablet e por site. Cada usuário, ao fazer seu primeiro login, receberá um perfil compatível com sua necessidade: aluno, responsável, professor, diretor/coordenador ou administrador, que será reconhecido automaticamente conforme o cadastro do SigEduca.

Baixe o EduCanoas

Baixe o App no Google Play Baixe o App na Apple Store