Perguntas Frequentes

Quem pode fazer o cadastro no banco de oportunidades da Prefeitura de Canoas?

Empresas que desejam disponibilizar suas vagas aos cidadãos canoenses e qualquer cidadão que esteja procurando colocação ou recolocação no mercado de trabalho da região.

Como é feito o encaminhamento as empresas?

De acordo com as profissões informadas no currículo do cidadão e as vagas disponibilizadas pelas empresas, o sistema faz o cruzamento dessas informações e o encaminhamento através de um e-mail automático para a empresa e para o cidadão.

Qual o tempo de permanência no cadastro no Banco de Oportunidades?

Os currículos dos cidadãos ficam disponíveis por tempo indeterminado no sistema desde que o cidadão mantenha seus dados atualizados, ou seja, o candidato deve entrar no sistema pelo menos uma vez a cada 60 dias. Currículos sem atividade pelo período de 60 dias são inativados após 3 avisos semanais consecutivos no e-mail cadastrado, podendo ser ativados novamente a qualquer tempo, basta o usuário entrar no sistema.

Quais são os critérios para renovar o cadastro no Banco de Oportunidades?

Ao desabilitar o currículo, o sistema encaminhara e-mail ao munícipe comunicando que o currículo está desabilitado. Caso o mesmo queira manter seu currículo disponível, deverá acessar o sistema e ativá-lo novamente por mais 60 dias. O sistema considerará o CPF do munícipe como chave única do cadastro. Dessa forma, são fundamentais e obrigatórias, além de outras informações, o CPF e o e-mail do munícipe.

Qual idade mínima para fazer meu cadastro no Banco de Oportunidades?

A partir dos 14 anos completos já pode se cadastrar, caso hajam vagas de menor aprendiz o candidato poderá ser encaminhado a alguma vaga, desde que ao cadastrar seu currículo, na aba PROFISSÕES do sistema, informe MENOR APRENDIZ como profissão.

Como faço para receber minha senha de acesso?

Ao terminar o cadastro o cidadão receberá um e-mail, no endereço informado, contendo a senha. Caso tenha esquecido ou perdido a senha, acesse o site e clique em "Esqueceu a senha". Será enviado um e-mail para o endereço eletrônico cadastrado.

É possível fazer o cadastro já estando trabalhando?

Sim, desde que se chamado esteja disposto a participar de seleção e/ou entrevista.

Há pré-requisito de formação para efetuar meu cadastro?

Não, a questão de formação poderá influenciar apenas na decisão de recrutamento e seleção das empresas ofertantes das vagas, mas isso não impede de forma alguma o cadastro de seu currículo no banco de oportunidades.

Esqueci minha SENHA ou LOGIN, como faço para solicitar uma nova ou lembrar meu login?

Acesse o endereço sistemas.canoas.rs.gov.br/bancodeoportunidades, clique no link "ESQUECEU A SENHA" na área de candidatos no canto superior diretiro. O sistema abrirá uma nova página, solicitando novamente seu CPF e e-mail. Será enviada uma mensagem para o e-mail informado contendo seu login e uma nova senha para o acesso, que deverá ser alterada no primeiro acesso.

Como faço para alterar informações do meu perfil?

Acesse seu currículo através do endereço sistemas.canoas.rs.gov.br/bancodeoportunidades, no canto superior direito entre em "LOGIN DE CANDIDATOS" com seu login e senha informados no ato de seu cadastro. Seu perfil vai abrir, em seguida, você vai poder fazer quaisquer modificações nele, e no final da página clicando em SALVAR E AVANÇAR, seu perfil será atualizado com êxito.

Como posso saber quais as vagas que estão em aberto?

É possível visualizar as vagas ofertadas no Banco de Oportunidades na área central da primeira página ou clicando no botão "Ver mais".