Prefeitura de Canoas

O CENTRO

O que fazemos

Atendemos as necessidades de cuidados dos animais resgatados em decorrência de maus-tratos ou situação de vulnerabilidade. As atribuições do CBEA não se restringem ao atendimento aos animais internados no local.

Centro de Bem-Estar Animal
Estrutura

A sede do Centro de Bem-Estar Animal de Canoas passa neste momento por reestruturação, a qual compreende uma ampla reforma, afim de adequar o prédio às normas técnicas e ao aumento no número de trabalhadores.

Estrutura do CBEA
Atendimento

Atende animais de rua e aqueles retirados dos tutores por situação de maus-tratos. CBEA não é um hospital veterinário; seus objetivos são a castração e o incentivo às adoções. Atualmente atende em regime especial. Clique aqui e saiba como é este atendimento.

Atendimento
Fiscalização

A fiscalização de situações de maus-tratos a animais é feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Denúncias podem ser feitas em horário comercial, pelo telefone 3236-1800, ou pelo 153 da Guarda Municipal, nos demais horários.

Fiscalização

As atribuições do Centro de Bem-Estar Animal não se restringem apenas ao atendimento aos animais internados no local.

Fiscalização e denúncia de maus-tratos
As denúncias de maus-tratos devem ser realizadas de forma emergencial para a Guarda Municipal no fone 153, em horário comercial para a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) – 0800-510-1234 - ou para a Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente no telefone 51 3236-1800. Também podem ser feitos boletins de ocorrência nas delegacias de polícia de forma presencial ou on-line no endereço www.delegaciaonline.rs.gov.br, devendo, neste caso, aguardar o deferimento.

Promover a adoção de animais
HÁ DIVERSOS ANIMAIS NO CENTRO DE BEM-ESTAR ANIMAL AGUARDANDO POR UMA ADOÇÃO. Para adotar, basta dirigir-se ao Centro de Bem-estar Animal, na Avenida Boqueirão, nº 1985, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h, apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

Promover a educação para o bem-estar animal
Dispomos de profissionais formados e capacitados para realização de atividade de educação para o bem-estar animal em escolas, empresas, associações e outros espaços.

Nossos serviços
- Fiscalização de animais domésticos em situação de maus-tratos
- Promoção para adoção dos animais reabilitados
- Educação para a guarda responsável
- Identificação através de microchipagem
- Campanhas educativas

Atendimento das 9h às 11h e 13h às 16h

Os animais adotados no CBEA são castrados e microchipados.
Não compre um animal domésticos, ADOTE!

 

Clique para ocultar a área de informações

A sede do Centro de Bem-Estar Animal de Canoas passa neste momento por reestruturação, a qual compreende uma ampla reforma, afim de adequar o prédio às normas técnicas e ao aumento no número de trabalhadores. O investimento de R$ 407 mil é oriundo de um Termo de Compensação Vegetal (TCV).

O TCV é um termo por meio do qual uma empresa que tem uma dívida ambiental com o município devido à supressão arbórea faz uma compensação através de plantio de vegetação. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem negociado com os empreendedores a conversão dos TCVs em outras benfeitorias, como a reforma do CBEA.

Entre as melhorias que serão realizadas por meio da obra, que está em andamento, estão a ampliação dos vestiários e reforma das salas existentes para instalação de uma cozinha/refeitório que atenda ao novo número de trabalhadores.

As obras também compreendem uma série de reformas para adequar o canil, os consultórios e salas de procedimentos cirúrgicos às normas técnicas, conforme recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

 
 
Clique para ocultar a área de informações

O Centro de Bem-Estar Animal atua no atendimento de animais de rua e daqueles retirados dos tutores por situação de maus-tratos. O CBEA não é um hospital veterinário; seus objetivos são a castração e o incentivo às adoções dos animais, a fim de reduzir a população de animais de rua no município, dando efetividade à Política de Proteção Ambiental. Atualmente está atendendo em regime especial. Clique aqui e saiba como é este atendimento.

   
Clique para ocultar a área de informações

A fiscalização de situações de maus-tratos a animais é realizada pela Diretoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As denúncias podem ser feitas em horário comercial, pelo telefone 3236-1800, ou na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) – 0800-510-1234. Nos demais horários, a denúncia pode ser encaminhada para a Guarda Municipal, pelo telefone 153.

Outra opção é registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia de forma presencial ou on-line no www.delegaciaonline.rs.gov.br, devendo neste caso, aguardar o deferimento.

    
Clique para ocultar a área de informações

ANIMAIS PARA ADOÇÃO


Vitória

Vitória

A Vitória é uma cadelinha vitoriosa. Foi espancada por uma pessoa sem coração, sua patinha foi quebrada e ficou muito machucada. Foi levada ao CBEA, onde foi atendida e colocaram um pino na sua pata. Depois de um bom tempo de recuperação, está recuperada e apta a ganhar um lar. Devido aos maus-tratos, é um pouco medrosa e precisa de atenção por parte de quem adota-la.

Clique para ocultar a área de informações

Vieira

Vieira

Vieira é um cachorro de porte médio, um amor, mega carinhoso, mas precisa ser filho único. Chegou ao CBEA em 2015 com uma bicheira em uma das orelhas, sendo que perdeu parte da orelha.

Clique para ocultar a área de informações

Tyron

Tyron

O Tyron fui muito maltratado, passou por situações muito difíceis. É um cão muito querido e carente. Foi resgatado por maus-tratos e trazido para o CBEA. Quando chegou, estava muito magro e já apresentava problemas de visão. Hoje, já está recuperado e ganhou alguns quilos a mais. Ficou com a visão reduzida, mas isso não impede que demonstre o seu afeto. Gostaria muito de encontrar alguém com muito amor para adotar-lo.

Clique para ocultar a área de informações

Teori

Teori

Teori foi encontrado atropelado, trazido para o CBEA e abandonado pela pessoa que o encontrou. É um cachorro dócil, de porte grande. 

Clique para ocultar a área de informações

Simbah

Simbah

Simbah foi abandonado no CBEA com mais seis irmãos. Deles, infelizmente cinco morreram e uma foi adotada. Simbah não teve a mesma sorte e ainda mora no CBEA. Ele tem porte médio, é um filhotão bem ativo e espera um lar para alegrar!

Clique para ocultar a área de informações

Shen

Shen

Clique para ocultar a área de informações

Ramiro

Ramiro

Ramiro foi encontrado atropelado na BR-116 pela Guarda Municipal e trazido ao CBEA para atendimento. Devido à lesão do acidente, ele tem a pata direita atrofiada. De porte pequeno, é um cão muito querido. 

Clique para ocultar a área de informações

Quinta

Quinta

O ''Quinta'', como o nome sugere, chegou no CBEA em uma quinta-feira pela manhã, com a pata ferida. Foi tratado da pata e sempre viveu solto no canil. Pela sua docilidade, esteve diversas vezes participando das atividades de cão terapia com crianças especiais. Também por este atributo, foi algumas vezes doador de sangue para animais feridos e enfermos. Hoje, é uma das figuras mais queridas do CBEA.

 

Clique para ocultar a área de informações

Pequeno sem nome

Pequeno sem nome

Filhote animado, curioso, ativo e gosta de muitas brincadeiras.

Clique para ocultar a área de informações

Paquito

Paquito

Clique para ocultar a área de informações

Pancinha

Pancinha

Cão dócil e tranquilo que se dá muito bem com as pessoas e também com outros cães.

Clique para ocultar a área de informações

Manu

Manu

Manu é uma amiguinha de porte pequeno que foi abandonada junto com a Dara, que também está aguardando um novo lar. A carinha é de quem precisa de muito amor e carinho. Quer uma amiga leal? É ela!

Clique para ocultar a área de informações

Mali

Mali

Clique para ocultar a área de informações

Lobão

Lobão

Cão comunitário de uma escola, foi atropelado propositalmente pelo pai de um aluno. Depois dessa agressão, foi levado para o CBEA pela merendeira do colégio. Devido às lesões, teve uma pata amputada. Apesar disso, Lobão é um cachorro super ativo. De porte grande, é um animal muito dócil.

Clique para ocultar a área de informações

Frida

Frida

A Frida é uma linda amiguinha de porte médio. Foi levada para o CBEA por um voluntário, após sofrer um atropelamento. Passou por um procedimento cirúrgico na patinha. Hoje está super bem, embora a pata afetada não seja mais a mesma. Quem não conhece essa história, nem percebe, porque ela brinca bem faceira!

 

 

Clique para ocultar a área de informações

Filhote aguardando um lar

Filhote aguardando um lar

Ele foi abandonado com seus irmãos próximo ao CBEA e então foi recolhido, tratado, vacinado e disponibilizado para adoção. É um cão muito brincalhão, gosta de carinho e é muito alegre e ativo.

Clique para ocultar a área de informações

Cissa

Cissa

A pequena Cissa foi abandonada próximo ao CBEA com seus irmãos, ainda muito filhote. Companheira e brincalhona, está em busca de um lar carinhoso.

 

Clique para ocultar a área de informações

Aramme

Aramme

O Aramme foi atropelado na Boqueirão. Estava com duas patas quebradas, uma da frente e uma de trás. Foi levado ao CBEA, onde ficou internado. Foi atendido pela veterinária Maria Luiza, que conseguiu uma cirurgia de colocação de dois pinos na Ulbra. O alto valor pago pelo procedimento foi custeado por uma rifa realizada entre os funcionários. Ficou tão bem que não parava em canil algum, saltando pela cerca. Acabou com isso ''ganhando'' a própria liberdade e vive solto pelo pátio desde 2012, ano em que foi resgatado. Gosta muito de atenção, é dócil, amigo, apesar de um pouco desconfiado com estranhos. Já foi protagonista em várias feiras de adoção, mas não foi adotado até agora. Está muito bem adaptado ao meio, mas uma adoção e um dono, só seu, seria uma boa notícia para esse amigo de quatro patas.

 

Clique para ocultar a área de informações

Antônia

Antônia

Antônia foi encontrada atropelada e trazida para atendimento no CBEA. Após a alta, foi abandonada pela pessoa que a levou até o centro. É uma menina muito dócil, de porte grande. Bastante agitada e serelepe, é uma ótima parceira para brincadeiras..

 

Clique para ocultar a área de informações

Aguardando um nome

Aguardando um nome

Este filhote e seus irmãos foram abandonados ainda muito pequenos próximo ao CBEA e então foram recolhidos, tratados e vacinados pelo centro para adoção. Ele é um cão muito animado e carinhoso, rápido e pronto para brincadeiras.

Clique para ocultar a área de informações

Agatha

Agatha

Agatha foi abandonada com miíase (bicheira), desnutrida e sem pelos. Agora, está linda e saudável, pronta para alegrar um novo lar. É de porte médio, carinhosa e calma.

Clique para ocultar a área de informações

COMO ADOTAR

    Amor e responsabilidade

    Amor e responsabilidade

    Antes de adotar, reflita sobre sua futura relação com um animalzinho de estimação. É importante uma troca de amizade, carinho e amor.

    Posse responsável

    Posse responsável

    Ter um animal de estimação exige muito cuidado e responsabilidade com ele. Isso inclusive é registrado em lei.

    Saúde do Pet adotado

    Saúde do Pet adotado

    Os animais são entregues com sua saúde em dia, inclusive com todas as vacinas atualizadas, desverminados, castrados e microchipados.

    Leve um documento

    Leve um documento

    Para realizar uma adoção, é necessária a apresentação de documento de identidade e comprovante de residência, além da assinatura do termo de posse.

    Visita de verificação

    Visita de verificação

    Após a adoção, o CBEA faz uma visita ao tutor para verificar se os cuidados necessários com o animal estão sendo feitos de forma correta.

SEJA VOLUNTÁRIO / AJUDE A DIVULGAR

Baixe os arquivos
  
Fotos dos Animais para Adoção
  
Artes para mídia social
  
Caderneta de vacinação e Cartilhas
Contato

Centro de Bem-Estar Animal
Para informações
E-mail cbemestaranimal@gmail.com
Fone  (51) 3427-1169

Endereço do Centro
Endereço: Av. Boqueirão, 1985 - Igara

Atendimento ao público
Horário de funcionamento: 9h às 17h

LOCALIZAÇÃO DO CBEA