Prefeitura de Canoas

A FEIRA DO LIVRO

Patrona

Maria Luci Cardoso Leite é escritora, voluntária e presidente da Casa do Poeta em Canoas. Teve o seu primeiro livro classificado entre os sete melhores em poesia do ano de 2008 pela AGES e pertence ao Conselho Municipal de Cultura, além de ganhar diversos prêmios na área de literatura.

Foto Feira 2016

Homenageado

Leo Chaves é integrante da dupla Victor & Leo, na qual atua como compositor, cantor, arranjador e produtor. Reconhecido como um dos principais artistas nacionais é, também, empresário e escritor. Sua última obra transmite conceitos de inteligência emocional, superação e crescimento pessoal.

Foto Feira 2016
Cidade Homenageada

Esteio tem suas raízes nas ferrovias que semearam o desenvolvimento ao longo da Região Metropolitana de Porto Alegre. A cidade tem este ponto de convergência no caminho onde um mosaico de identidades e paisagens urbanas geraram um lugar que se convencionou chamar de Esteio.

Foto Feira 2016
Xerife da Feira

Lílian Monteiro é atriz e produtora da Trupe das Gracinhas, um grupo de teatro e mediação de leitura com brincadeiras clássicas infantis que busca através da arte, alternativas para o desenvolvimento social e também faz parte do Núcleo de Pesquisas Beckett-We como atriz, pesquisadora e produtora.

Foto Feira 2016

Maria Luci Cardoso Leite é escritora e voluntária. Publicou seu primeiro livro tendo como co-autor – Círio Dutra lançado na Feira do Livro de Porto Alegre em 2008 sendo selecionado para concorrer ao livro do Ano pela AGES tendo se classificando entre os sete melhores em Poesia.

Em 2010 foi selecionada na Lei de Incentivo a Cultura Microcrédito com o Livro Canoas em Poesias Crônicas e Fotos. Já em 2016 lançou Mini Álbum com cartões postais da cidade de Canoas. No ano seguinte realizou o Projeto de Cartões Postais avulsos da cidade de Canoas. Também publicou o Livro infantil a Patinha e o Cachorro.

Realiza trabalho voluntário na Casa do Poeta de Canoas atuando como Presidente da entidade já na quinta gestão e é Coordenadora do Colegiado Setorial do Livro leitura e Literatura, pertence ao Conselho Municipal de Cultura. Por forte atuação na literatura da cidade, onde atua e coordena a Feira do Livro descentralizada do Bairro Mathias Velho, ganhou vários prêmios entre eles Picucha Milanêz, Embaixadora da Leitura, Troféu Destaque Cultural da Revista Atual, Troféu Destaque Cultural da Revista Nossa Gente. Destaque como Incentivadora da leitura na 34º Feira do Livro. Como presidente da Casa do Poeta criou muitos Projetos entre eles Grupo de Canto Coral Adulto, Grupo Vocal Canto e Prosa, Grupo Vocal Infanto Juvenil, Cafézinho Poético no Sesc, Cafezinho Poético Infanto Juvenil, DTG Rancho da Poesia da Casa do Poeta, em parceria com Sesc Canoas Confraria da Leitura , Literação, em parceria com Sesc Canoas.


Clique para ocultar a área de informações

Leo Chaves nasceu em 1976 em Abre Campo, Minas Gerais, e é integrante da dupla Victor & Leo, na qual atua como compositor, cantor, arranjador e produtor, sendo reconhecido como um dos principais artistas nacionais há dez anos.
Além de músico, Leo Chaves é também empresário do agronegócio, Presidente Fundador do Instituto Hortense e palestrante motivacional, certificado pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística e Master Practitioner pelo Instituto Você. Nos últimos anos, tem se aprofundado nos estudos de gestão da emoção, filosofia e educação familiar e escolar.
Neste livro, o autor nos brinda com uma ficção que transmite conceitos de inteligência emocional, superação e crescimento pessoal, os quais ele aprendeu ao longo de sua trajetória e com os quais trabalha em suas palestras..

Leo Chaves
 
 
Clique para ocultar a área de informações

A história da cidade começa a a partir da construção da linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, no ano de 1873, que dividiu a fazenda Areião do Meio, propriedade familiar da ilustre Baronesa do Gravataí. Operários fixam residência ao longo dos trilhos e, com suas famílias, originam um pequeno vilarejo, vinculado ao 7º Distrito de Sapucaia do Sul.

Com a linha ferrea é construída a Estação da Estrada de Ferro, em 1905, obra que intensifica a ocupação e atrai novos moradores. Multiplicam-se as residências, comércios e ruas do povoado. Posteriormente, a estação viria a ser demolida para viabilizar as operações do Trensurb. Em 1948 Esteio é desmembrada do 7º distrito de São Leopoldo, passando à categoria de Vila.

Em plesbiscito, realizado em 1953, o povo de Esteio opta por concretizar o sonho de uma cidade independente. No ano seguinte, Frainer é eleito o primeiro prefeito do recém-nascido município de Esteio.
Graças à posição privilegiada na Região Metropolitana e ao empenho de um povo trabalhador e solidário, Esteio possui uma vocação natural para o crescimento. Casa de fortes indústrias tradicionais e um pólo comercial em constante crescimento, a cidade reúne alguns dos melhores indicadores de renda, saúde e educação da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Na cidade, qualidade de vida e desenvolvimento caminham juntos, construindo uma cidade boa para viver, investir, trabalhar e crescer.
Na economia, no setor industrial se destaca e abrange as áreas de metalurgia, vestuário, tecidos, produtos alimentares e mecânica. Entre os principais manufaturados estão óleo vegetal, plástico, papel, cimento, ração e proteína vegetal.

         
Clique para ocultar a área de informações

Lílian Monteiro faz parte da Trupe das Gracinhas como atriz e produtora, um grupo de teatro e mediação de leitura que traz brincadeiras clássicas infantis, adaptável pra rua, palco ou sala fechada. As Gracinhas pretendem relembrar formas simples e divertidas de brincar e contar histórias incentivando a leitura, o contato com as diversas formas de arte, buscando alternativas para o desenvolvimento social.

Durante o ano de 2016 participou do projeto Leitura nas Praças como Mediadora de Leitura, gerenciando e incentivando empréstimos de livros das bibliopraças e contando histórias nas praças, subprefeituras, Biblioteca Pública e feiras do livro.

Em Outubro de 2015 fez a produção executiva do projeto Automákina circulando a cidade dia 24/10 /15 na Praça Dona Mocinha Bairro Niterói, 25/10/15 no Parque Capão do Corvo Marechal Rondon, 31/10/15 na Praça da Juventude, Guajuviras , 01/11/15 na Praça do Campo de Futebol, Mathias Velho, 02/11/15 no Parque Eduardo Bairro Fátima e 05/11/15 bate papo sobre o projeto no Inventário com o grupo De Pernas Pro Ar.

Em 2015 fez a produção executiva do 5º Festia – Persistência e pé na tábua, realizado pelo grupo Tia Teatro , de 10 a 20 de setembro com atividades todos os dias em todos os quadrantes da cidade de Canoas, incluindo o Centro e a periferia, com apresentações gratuitas a população. Foi responsável pela hospedagem, transporte e alimentação dos grupos locais e de outros estados que se apresentaram durante o festival.

Além disso participa da revista de poesias Entreverbo como poeta, relações interpessoais e parte do conselho editorial. A Entreverbo Revista publica poesias e promove um Sarau no lançamento de cada edição, que é mensal, com integração da literatura, música, teatro e artes visuais. Fez parte também em 2014 da Trupe Imagem(na)Arte que faz uma intervenção de Mediação de leitura inspirada no livro Fahrenheit 451, escrito por Ray Bradbury.

Em 2014 participou da oficina de atores para teatro de rua com o grupo Mototóti, a oficina “A Poética do Teatro de Rua" com o Grupo TIA Teatro, Oficina Livre do grupo de teatro Galegos e Frangalhos ministrada por Bruno Prandini, e da oficina de Dinâmicas de espaço e relação corpórea; Percepção física. Desde 2013 faz parte do Núcleo de Pesquisas Beckett-We como atriz, pesquisadora e produtora.

Em 2013 participou da oficina de integração das artes: Percursos e Desafios da Criação Artística com os oficineiros: Renan Benitz. Em 1994 e 1995 participou da oficina de teatro sindical desenvolvido pelo grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, e atuou no espetáculo de rua “De quem é a culpa, Zé?” resultante dessa oficina.

 

Clique para ocultar a área de informações

ATRAÇÕES DA FEIRA


República dos Heróis

República dos Heróis

A República dos Heróis foi criada para que mais pessoas possam divulgar a sua arte e levar para crianças de todas as idades as mensagens do bem, justiça e amor com a magia do entretenimento e da alegria. Não importa se é herói, vilão de filme ou de animação, queremos mesmo é alimentar os sonhos e a imaginação!

Visite a página da República dos Heróis no link

Estaremos de segunda a sexta na Feira do Livro.

Clique para ocultar a área de informações

Patricia Secco

Patricia Secco

Sou escritora infantojuvenil, especialista no desenvolvimento de projetos educacionais inovativos, criação de programas de incentivo à leitura e percursos expositivos inclusivos, tecnológicos e interativos.

Com foco em Sustentabilidade e Educação pela Paz, desenvolvi o projeto de incentivo ao hábito da leitura “Ler é Fundamental”, que já distribuiu ao longo dos últimos 20 anos, com o apoio de inúmeros parceiros e patrocinadores, milhões de livros gratuitos.

Os mais de 200 títulos de minha autoria, voltados à cidadania e à responsabilidade planetária, apresentam uma proposta inovadora com a qual as crianças têm oportunidade de conhecer assuntos importantes, conscientizar-se sobre eles e, ao mesmo tempo, divertir-se com uma leitura fácil e agradável.

Com o reconhecimento do IBBY – International Board on Books for Young People e da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, meus livros sobre inclusão social ganharam grande destaque.

Coordenadora geral do programa “Geração Sustentável” e do projeto de Capacitação de Multiplicadores de Educação Sustentável, sou criadora do programa “Escolas pela Paz”, todos pela Editora Melhoramentos, do site Reciclick, e do Projeto “Janelas para o Mundo”, da Editora V&R.

Objetivando oferecer acesso a conteúdos importantes para todos, sem distinção, especializei-me percursos expositivos interativos e em projetos de acessibilidade, tendo desenvolvido inúmeros circuitos, como as Exposições “Tarsila do Amaral”, “Oscar Niemeyer”, “Água” e “Lixo”.

Acreditando na educação e na leitura como as bases para a construção do amanhã, lancei em 2018, em parceria com a jornalista Cristina Rappa, o selo FLORADA EDITORIAL, composto por livros voltados à conscientização sobre responsabilidade planetária.

Atualmente encontro-me desenvolvendo importantes projetos relacionados ao storytelling nas áreas da saúde e educação; o Museu Itinerante da Empatia; e novos percursos e olhares sobre a vida e a obra de Tarsila do Amaral.

Clique para ocultar a área de informações

Mauricio Negro

Mauricio Negro

Mauricio Negro 

Ilustrador, escritor, designer, pesquisador e consultor de projetos identificado com temas ambientais, identitários, tradicionais, populares e contemporâneos, sobretudo relacionados à diversidade brasileira. É comunicólogo pela ESPM/USP e pós-graduando em gestão cultural pelo Senac SP.

Ex-membro do conselho gestor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), participou da organização de muitos eventos, fóruns, publicações, encontros, oficinas e exposições. Como ilustrador assina mais de duas centenas de livros de autores brasileiros e estrangeiros. É o artista que mais ilustrou livros de escritores indígenas, ou então relacionados ao tema, acompanhando e participando desse protagonismo literário desde os primeiros momentos. Como autor já publicou diversos livros, no Brasil e no exterior.

Participou de eventos, catálogos, exposições e recebeu diversos prêmios e certificações – NOMA UNESCO, White Ravens, AGES Infantil, Distinção Prêmio Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, The Merit Award/Hiii Illustration, CJ Picture Book Festival, Salão Internacional para Imprensa de POA, Bratislava, Jabuti etc – em países como Alemanha, Argentina, Brasil, Coreia, China, Eslováquia, Itália, Japão, México, Rússia, Suécia, Uruguai, entre outros. Muitos de seus trabalhos receberam o selo Altamente Recomendável, outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Além do segmento editorial, também realiza projetos gráficos de CDs, identidade visual, cartazes, embalagens e, mais recentemente, para plataformas audiovisuais, coordenando o Negro Design Studio desde meados dos anos 1990. Viveu por um período em Paris, França. Nasceu e reside hoje na capital paulista; nas matas e praias da infância e juventude mora a sua memória afetiva.

Para saber mais: https://about.me/mauricionegro

 

Clique para ocultar a área de informações

Leo Chaves

Leo Chaves

Leo Chaves nasceu em 1976 em Abre Campo, Minas Gerais, e é integrante da dupla Victor & Leo, na qual atua como compositor, cantor, arranjador e produtor, sendo reconhecido como um dos principais artistas nacionais há dez anos.
Além de músico, Leo Chaves é também empresário do agronegócio, Presidente Fundador do Instituto Hortense e palestrante motivacional, certificado pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística e Master Practitioner pelo Instituto Você. Nos últimos anos, tem se aprofundado nos estudos de gestão da emoção, filosofia e educação familiar e escolar.
Neste livro, o autor nos brinda com uma ficção que transmite conceitos de inteligência emocional, superação e crescimento pessoal, os quais ele aprendeu ao longo de sua trajetória e com os quais trabalha em suas palestras.

Clique para ocultar a área de informações

Léia Cassol

Léia Cassol

Léia Cassol nasceu no Paraná, em 1974. Entrou no universo da literatura pelas histórias que o pai lhe contava, quando era bem pequena. Depois, quando foi para a escola, encontrou uma professora que a encantou com as histórias que estavam nos livros. Daí cresceu e, aos 16 anos, foi morar em Porto Alegre, onde começou a trabalhar em editoras. Lia muito, fazia feiras em escolas e contava as histórias que lia. Com o tempo e estudo foi além... Passou a escrever.

É contadora de histórias e escritora de Literatura Infantojuvenil. Fez um curso técnico em Guia de Turismo Regional para ter um olhar mais criterioso sobre os lugares e a cultura do Rio Grande do Sul.

Atualmente, está desenvolvendo uma pesquisa sobre o Folclore e a Cultura Popular presentes no Estado. Léia Cassol viaja por todos os cantos do RS, o que enriquece seu conhecimento cultural e, nas atividades que realiza nas escolas e em Feiras de Livro, busca repassar seu conhecimento e sua paixão pela história e também pela cultura gaúcha aos alunos, professores e comunidade. Suas atividades de contação de história são lúdico-pedagógicas, dinâmicas e interativas, utilizando música, teatro, dança.

Clique para ocultar a área de informações

Kalunga

Kalunga

Kalunga nasceu em Jaguarão e mora em Caxias do Sul. Possui 35 livros publicados, sendo que  quatro deles são pelas Editora Paulinas. Conquistou prêmios no Brasil e Exterior, e tem textos seus adaptados para o teatro. Participa de feiras do livro e eventos literários  com as Paulinas pelo Brasil. 

 

Clique para ocultar a área de informações

Jeison Karnal

Jeison Karnal

Jornalista, pós-graduando em Literatura brasileira pela Ufrgs, repórter do Diário de Canoas, colunista da Lê Aqui sobre Variedades e co-autor dos livros-reportagem “O Negociador de Reféns” e “Os Negociadores de Reféns”. Participou também de coletâneas, foi repórter e produtor na Rádio Gaúcha, editor de texto na TV Record e apresentador dos programas Sala de Imprensa, Faça a Diferença e Espaço Público da TV Assembleia do Rio Grande do Sul.  

 

Clique para ocultar a área de informações

Guri de Uruguaiana

Guri de Uruguaiana

Jair Kobe

Cursou três faculdades: Análise de Sistemas, Contabilidade e Música;

Foi dono de loja de confecção, dono de restaurante, teve uma agência de publicidade e um estúdio de fotografia.

Fundou o Grupo Canto Livre com o qual lançou dois discos e ganhou inúmeros festivais. Com esse grupo participou do Festival dos Festivais, realizado pela rede Globo.
Iniciou sua carreira como humorista aos 42 anos de idade com o Show Seriamente Cômico.

Com o Guri de Uruguaiana, tornou-se humorista Top of Mind no Rio Grande do Su e possui a maior FanPage no Facebook em atividade no estado.

 

Clique para ocultar a área de informações

Guilherme Barros da Luz

Guilherme Barros da Luz

Guilherme Barros da Luz

Psicólogo com Formação Internacional em Psicologia Positiva Aplicada, Especialista em Ciência Corpo/Mente, instrutor de Yoga e ex-atleta profissional com passagens por equipes de basquete do Brasil e do exterior.

 Autor do livro "A Linguagem do Universo - Os Despertares de um Índigo na Nova Energia Planetária" (2018).

​​
FORMAÇÃO

​​- Graduado em Health and Exercise Science pela Furman University (Estados Unidos)

- Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)


- Pós-Graduado em Ciência Corpo-Mente/Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro (SP)

 - Certificação Internacional em Applied Positive Psychology (The Flourishing Center - Estados Unidos)

- Formação em Psicologia Positiva (IBRPP - Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva)

 - Instrutor de Yoga pelo Instituto Visão Futuro (SP) - Aliança do Yoga

- Instrutor de yoga para crianças, jovens e yoga na educação pelo Pequenos Yogis - SP;

- Formação em Astrologia Cabalística – Nível I e II - Academy of Kabbalistic Astrology (Moscou – Rússia).

EXPERIÊNCIA

​- Criador do Programa BEMMAIOR - WORKSHOPS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO SER PARA UMA VIDA PLENA DE SENTIDO;

 - Elaborador do Projeto de Lei "Meditação e Inteligência Emocional" nas Escolas Municipais de Porto Alegre (em tramitação PLL 273/16);

- Integrante do Grupo de Trabalho de Inserção do Yoga no SUS/RS (Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares);

 ​- Diversos cursos na área de psicologia, treinamento, desenvolvimento pessoal e auto conhecimento;

​ - Treinamentos e aprofundamento em Comunicação Não-Violenta (CNV);

​- Participação em diversos retiros de silêncio, meditação e yoga;​​​

- Diversas viagens de autoconhecimento pelo muito, envolvendo práticas, vivências, congressos e e eventos;

​- Professor credenciado de EMF BALANCING TECHNIQUE® UCL, Fases I-IV;

 ​- Praticante credenciado de EMF BALANCING TECHNIQUE® Fases I-XIII;

 - Professor credenciado de INTELIGÊNCIA INATA® - THE ENERGY EXTENSION, INC.;

 - Praticante credenciado de INTELIGÊNCIA INATA® - THE ENERGY EXTENSION, INC.;

 - Praticante credenciado de EMF EXPRESS ENERGY BALANCING®;

 - Praticante certificado de CURA RECONECTIVA® - RECONNECTIVE HEALING®;​

​- Praticante credenciado de IPHOENIX® - THE ENERGY EXTENSION, INC.;

- Professor credenciado de IPHOENIX® - THE ENERGY EXTENSION, INC.;

- Praticante credenciado de ONDAS® 1-36 - THE ENERGY EXTENSION, INC.;

- Facilitador credenciado de Malha para Crianças (LatticeLogic for Children) - THE ENERGY EXTENSION, INC.;

- Praticante credenciado do alinhamento Fusão com a Mente Universal - THE ENERGY EXTENSION, INC.;

- Professor credenciado das ativações de Presença Universal - THE ENERGY EXTENSION INC.;

- Praticante credenciado como Ativador Mestre da Energia Universal do Dinheiro - THE ENERGY EXTENSION INC.;

​- Curso MINFULNESS FUNDAMENTALS (MINDFUL SCHOOLS);

- Treinamento MINDFUL EDUCATOR ESSENTIALS (MINDFUL SCHOOLS);

​- Curso 8 WEEK MINDFULNESS-BASED STRESS REDUCTION - PALOUSE MINDFULNESS.

​​- Certificação de leitura de REGISTROS AKASHICOS (CENTER FOR AKASHIC STUDIES) (Obs.: não atua com a técnica);

- Curso de Formação da RECONEXÃO® - THE RECONNECTION® (Obs.: não atua com o protocolo);​

Clique para ocultar a área de informações

Bibo Nunes

Bibo Nunes

Bibo Nunes é apresentador de rádio e televisão, empresário, jornalista, radialista, palestrante, escritor, produtor fonográfico e professor de dicção, oratória, desinibição e performance.
O SUCESSO PROFISSIONAL É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A SUA COMUNICAÇÃO.
Resolveu escrever esse livro atendendo a muitas sugestões e pedidos de telespectadores e ouvintes, que diziam que tinha que transmitir essa experiência adquirida no mundo da comunicação, iniciada aos 16 anos. 
O conhecimento só tem valor se podemos dividi-lo com as pessoas.
A arte de comunicar está intrínseca em todas as profissões e quanto melhor se comunicar, maior será a vitória no seu pagamento.
O sucesso na sua profissão será diretamente proporcional ao sucesso da sua comunicação.

Clique para ocultar a área de informações

 Luiz Antonio Aguiar

Luiz Antonio Aguiar

Escritor com mais de 160 livros publicados. Prêmios no exterior e no Brasil, inclusive dois Jabutis, um deles pela Melhoramentos, com "Os anjos contam histórias". Publicou ainda, entre muitos outros, pela Editora, "Sonhos em Amarelo", republicado na Europa, América Latina e EUA. E "O Duelo dos Chefs", que a gurizada adora - uma leitura que os faz dar gargalhadas sem fim e torcer pelos seus personagens principais - uma aventura sobre um adolescente inventando altas culinárias e disputas culinárias na tevê.  Especialista em Machado de Assis, publicou na Melhoramentos "O mínimo e o escondido", coletânea de crônicas de Machado, facilitadas para a leitura da garotada, com notas e provocações. Os romances clássicos da Literatura brasileira e internacional são sua paixão: terror, policial, suspense, mistério, aventura. Participou com notas e suplementos editoriais da reedição comemorativa dos 50 anos de lançamento de O meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, e da reedição de sua obra. É professor de Literatura em cursos especiais de qualificação de Literatura para professores, bibliotecários e coordenadores de salas de leitura, na parceria FNLIJ-SME/RJ. .Passa grande parte do ano percorrendo o Brasil, conversando com a garotadas, pais, avós, professores e público em geral.É roteirista premiado de histórias em quadrinhos, ensaísta e tradutor. Sua oficina de Exercícios Básicos de Criação Literária na Cátedra Unesco, na PUC-RIO já vai para a 3a edição. É casado, nasceu e mora no Rio de Janeiro.   

Clique para ocultar a área de informações

ATIVIDADES DA FEIRA

    Gastronomia

    Gastronomia

    Mais que receitas, a gastronomia passou a ser uma inspiração e um estilo de vida das pessoas

    Eventos culturais

    Eventos culturais

    Além da literatura, peças de teatro, cinema, apresentações musicais estão na programação

    Autógrafos

    Autógrafos

    Quase 30 escritores irão autografar seus livros no espaços da Feira do Livro de Canoas

    Encontros

    Encontros

    Vão ocorrer mais de 40 encontros de escritores com o público nos espaços da Feira do Livro

    Histórias

    Histórias

    Mais de 30 contações de história serão promovidas durante a Feira do Livro

IMPRENSA

Baixe os arquivos
  
Fotos e Vídeos
  
Artes
  
Releases
Contato

Organização da Feira do Livro
Para informações
E-mail dect@canoas.rs.gov.br
Fone 32361467, ramal 1467

Para agendamento de escolas
Fone 3425.7702, ramal 6407

Atendimento à imprensa
E-mail: imprensa@canoas.rs.gov.br

LOCALIZAÇÃO DA FEIRA