A Prefeitura informa que o pagamento da segunda parcela será feito por operação com o Banrisul. Assim sendo, seguem as orientações sobre como proceder. Os servidores deverão estar com o cadastro atualizado junto ao Banrisul para poder contratar a operação de crédito.

A operação será aberta aos servidores de 09/12 a 20/12, e estará disponível de três formas:

1- Por meio do aplicativo do Banrisul
2- Pelo internet banking
3- Em qualquer agência do Banrisul no Brasil

O pagamento do 13° aos servidores será feito em uma parcela. O Município pagará o empréstimo ao Banrisul em cinco prestações.

Passo a passo para contratar empréstimo pelo aplicativo:

1. Acesse a sua conta no aplicativo
2. Acesse o menu “Empréstimos”
3. Escolha a opção “Outros empréstimos”
4. Escolha a opção “Empréstimo”
5. Selecione a opção “CPB Servidor Municipal RS”
6. Vai aparecer uma tela com o valor do empréstimo e 5 parcelas (negociação efetuada pela Secretaria da Fazenda com o Banrisul, com os juros a serem pagos pelo Município)
7. Clicar em “Simular”
8. Selecionar o botão da declaração de que leu e entendeu as condições
9. Por fim, clicar em “Contratar”.
10. Clicar em “Confirmo” duas vezes.
11. Deve aparecer o recibo do empréstimo na tela do celular.

Observação: O servidor deverá estar com o cadastro atualizado junto ao banco, o que é possível ser realizado pelo aplicativo. Para realizá-lo, abra o aplicativo, clique em "Meus Dados" e, na sequência, em "Atualização Cadastral".

Passo a passo para contratar empréstimo pelo home banking e mobile banking

1. Acesse a sua conta no site do Banrisul
2. Acesse o menu “Empréstimos”
3. Escolha a opção “Outros empréstimos”
4. Selecione o produto "CPB Servidor Municipal RS
5. Escolha a matrícula
6. Será exibido o valor, data e demais condições da operação
7. Será exibido o texto relativo à ciência das condições do contrato. Pressionar Entra para confirmar.
8. Após confirmar a contratação, será exibido o comprovante para impressão.

Dúvidas quanto ao aplicativo

Caso a operação não se concretize pelo celular, o servidor deverá se dirigir a uma agência do Banrisul para verificar se há alguma pendência de atualização cadastral ou restrição de contratação junto ao Banrisul.

Perguntas frequentes

Como o servidor deve agir?
O servidor deverá optar por uma das 3 modalidades disponíveis para contratação do empréstimo:

1) aplicativo do Banrisul para celular: quem já possui o aplicativo, poderá utilizar a contratação seguindo as instruções do passo a passo. Para quem ainda não possui o aplicativo do Banrisul no celular deve baixa-lo e habilitar o uso do sistema em qualquer caixa eletrônico do Banrisul, utilizando cartão e senha.

2) site do Banrisul (home banking), mediante uso do equipamento de leitor do cartão Banrisul para operações na internet, seguindo as orientações do site.

3) assinatura de contrato físico em qualquer agência do Banrisul (não precisa ser apenas em Canoas), válida para servidores ativos, inativos e pensionistas.

Atenção!!

As modalidades 1 e 2 dispensam o funcionário de assinatura de documento físico, pois é utilizada a senha digital para contratação.
Para a modalidade 3, o servidor deverá levar documento de identidade com foto para assinar o contrato.

Qual documento devo levar para o caso de opção pela assinatura do contrato físico em alguma agência do Banrisul?
O servidor deve levar um documento de identificação com foto (RG ou CNH).

Quem recebe em outro banco ou possui conta poupança no Banrisul, como proceder?
Os servidores que possuem conta registro (que recebem em outro banco) ou conta poupança no Banrisul (iniciadas pelos números 38 ou 39, respectivamente) devem procurar a agência do Banrisul com a qual tenham relacionamento com os seguintes documentos: RG, comprovante de rendimentos e comprovante de endereço para abertura de conta-corrente para contratar a operação.

Quem possuir alguma restrição de crédito com o Banrisul terá essa possibilidade também?
A Secretaria da Fazenda divulgará informação sobre o pagamento de quem possuir restrição.

Servidor ou inativo impedido de comparecer a uma agência do Banrisul para assinatura de contrato deve proceder como?
O contrato pode ser assinado por um representante com procuração que autorize a realizar a operação, caso a pessoa deseje optar por essa modalidade, ou poderá utilizar as modalidades 1 ou 2 indicadas acima, caso preencha os requisitos.

Como deverão proceder os aposentados e pensionistas?
Deverão observar as orientações divulgadas pelo Canoasprev e escolher uma das 3 modalidades acima informadas.

Como ficará o vencimento da parcela que estou contratando em dezembro?
O pagamento da contratação ocorrerá em 5 parcelas, de 20 de fevereiro a 20 de junho de 2020, e será realizado pela Prefeitura.

Quem pagará os encargos das operações?
A Prefeitura realizará o pagamento dos encargos da operação.