Recursos Humanos
Ramal 3471
Ramal 7602

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), lançou um aplicativo da educação para as 84 escolas da rede pública de ensino do município, o que vai beneficiar aproximadamente 34 mil alunos e 1681 professores. O EduCanoas tem como objetivo facilitar a comunicação entre os alunos, pais ou outros responsáveis, escolas e a própria secretaria. Além disso, a iniciativa elimina a necessidade de uso de papéis, como agenda impressa, bilhetes de comunicação, autorizações, entre outros.

O EduCanoas foi desenvolvido por uma empresa privada mediante licitação em conjunto com a Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (Canoastec) e conta com 14 módulos, como agenda, recado, presença, autorizações, enquete, calendário, entre outros. Mas o que chama atenção na ferramenta é que ela permite que os responsáveis das crianças troquem mensagem com a escola e com a turma do aluno, possibilita visualizar o conteúdo programático informado pelo professor, no módulo Diário de Classe, e o acompanhamento das avaliações e do boletim escolar. Além disso, no módulo Medicamentos, o profissional da educação recebe informação sobre a medicação que será necessária aplicar no aluno, quando este necessitar.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirma que a ferramenta representa mais um avanço na qualidade da educação pública do município. “Com o aplicativo também evitamos a evasão escolar, uma vez que os responsáveis conseguem ver em tempo real se o filho ganhou ou não presença na aula. Não estamos medindo esforços para melhorar a educação de Canoas porque acreditamos que o desenvolvimento de uma sociedade só é possível por meio de uma educação de qualidade, por isso, precisamos oportunizar uma equidade no aprendizado e uma democratização do conhecimento”, comenta Busato.

Já a vice-prefeita, Gisele Uequed, ressalta que a iniciativa se soma às demais no salto para a modernização da educação de Canoas. “Todos estes avanços nas escolas, como a implementação do Google for Education, representam acréscimos de ferramentas para o educador ensinar, para o aluno melhor aprender e para os pais terem mais segurança. Agregam ainda novos conhecimentos e habilidades, promovendo iniciação à cultura digital, acompanhando a profunda transformação social que vivenciamos”, destaca a Gisele.

A mãe do aluno Cauê do 4º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rondônia, Luciana Souto Antunes, já baixou o aplicativo e comemora a iniciativa: “Para nós, mães e pais, que estamos sempre na correria de trabalho, escola e casa, a ferramenta será excelente para podermos acompanhar nossos filhos e participar mais da vida escolar das crianças, já que é difícil conseguir ir na escola para conversar com professores e direção”.

O aplicativo EduCanoas já está disponível para os sistemas Android e IOS, nas lojas Play Store e App Store. Além do celular, a ferramenta pode ser gerenciada por notebook, tablet e por site. Cada usuário, ao fazer seu primeiro login, receberá um perfil compatível com sua necessidade: aluno, responsável, professor, diretor/coordenador ou administrador, que será reconhecido automaticamente conforme o cadastro do SigEduca.

 

Baixe o EduCanoas

  

A Prefeitura de Canoas informa aos servidores que, na sexta-feira (19), a primeira parcela do 13º salário será depositada em conta para servidores ativos e aposentados do Executivo. Neste ano, diferente de anos anteriores, o pagamento não será através de contratação de empréstimos. Graças à gestão de despesas e receitas e adequação do fluxo de caixa, o benefício será pago com recursos do município, direto na conta dos trabalhadores e aposentados. A ação é mais uma medida do Executivo para fortalecer o combate ao coronavírus, evitando que servidores e, principalmente, os aposentados, grupo de risco para doença, precisem se deslocar até os bancos para contratação de empréstimos.

A Prefeitura de Canoas atualizou o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município, de 29 de junho de 1984, cujo principal objetivo é contemplar novas constituições familiares, o que coloca Canoas como um dos pioneiros no Brasil a estabelecer a licença parental, que respeita todas as formas de família. Portanto, as definições de “licença maternidade” e “licença paternidade” não são mais utilizadas no Estatuto. Este conceito, moderno e mais amplo, traz para o ordenamento jurídico local a observância e o acatamento às novas formações familiares, em especial às relações homoafetivas, à paternidade e à maternidade singulares.

Entre as modificações, fica estabelecido o direito à licença parental de longa duração, com prazo de 180 dias, concedida ao servidor independentemente de seu gênero, orientação sexual, identidade de gênero e estado civil. Isto nas hipóteses de criança gerada por gestação de substituição, sendo o servidor pai ou mãe biológicos, adoção ou guarda para fins de adoção. Caso ambos adotantes ou genitores sejam servidores municipais, é possível que o casal divida a licença.

Confira as principais alterações do Estatuto dos Funcionários Públicos:

  1. 1 – Licença Gestante (Art. 100)
    A licença gestante, de 180 dias, começará a contagem a partir da data recomendada pelo laudo médico ou do parto, se não tiver iniciada antes.
    No caso de nascimento prematuro ou em face de algum problema de saúde com o recém-nascido ou com a mãe, a licença se estenderá pelo prazo em que a criança ou a mãe tiverem alta hospitalar, valendo o que ocorrer por último.
    Se ambos os pais forem servidores municipais, a licença poderá ser dividida entre eles, reservando à mãe, no mínimo, 90 dias.
    Aplicam-se essas disposições no caso de adoção e guarda judicial para fins de adoção.
    Fica assegurado período de lactação até que o filho complete um ano de idade.
  2. Proibição de exercício de atividades insalubres, perigosas e penosas (Art. 100– A)
    Durante o período de gestação e o de lactação, a servidora não poderá exercer atividades insalubre, em qualquer grau, perigosas ou penosas. A Administração deverá realocar a servidora, sem prejuízo de sua remuneração originária.

  3. 2 – Licença parental de longa duração (Art. 100 – B)
    Equiparada à licença gestante, tem prazo de 180 dias, e será concedida ao servidor, independentemente de seu gênero, orientação sexual, ou identidade de gênero e estado civil.
    Isto nas hipóteses de criança gerada por gestação de substituição, sendo o servidor pai ou mãe biológicos, adoção ou guarda para fins de adoção. No caso de ambos adotantes ou genitores servidores municipais, vale a regra da divisão da licença.

  4. 3 – Licença parental de curta duração (Art. 100 – C)
    Esta licença, com período de 30 dias, será concedida ao servidor, por direito de paternidade ou equiparado a este, independentemente de seu gênero, orientação sexual, ou identidade de gênero e estado civil.
    Igualmente, a de longa duração, nas hipóteses de criança gerada por gestação de substituição, sendo o servidor pai ou mãe biológicos, adoção ou guarda para fins de adoção.

  5. 4 – Redução da carga horária para cuidados com filho deficiente (Art. 100 – D)
    O servidor ou servidora que seja genitor, adotante, pai ou mãe biológica de criança ou adolescente portador de deficiência, desde que comprovada por junta médica oficial, terá a carga horária reduzida à metade, sem redução da remuneração.

  6. 5 – Luto (Art. 75)
    Ao afastamento no caso de morte de parentes de servidor (oito dias) foram acrescidos enteados, netos e bisnetos. Quando o menor, filho ou enteado, tiver idade igual ou inferior a dez anos, o afastamento será de 60 dias.
    No caso de aborto espontâneo e natimorto (art. 100, § 6o), a servidora terá direito a sessenta dias de licença.

  7. 6 – Concessão de férias (art. 81)
    As férias poderão ser gozadas em até três períodos, devendo o Executivo e o Legislativo, na sua esfera de competência, estabelecer as regras para a concessão.

  8. 7 – Concessão de férias (art. 81)
    As férias poderão ser gozadas em até três períodos, devendo o Executivo e o Legislativo, na sua esfera de competência, estabelecer as regras para a concessão.

Clique aqui para conferir o estatuto completo

Através do Google For Education, 780 docentes da rede municipal de ensino de Canoas participam da primeira formação à distância do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade da Diretoria de Educação Inclusiva (CEIA/DEIN). Diferentemente dos anos anteriores, em que os seminários ocorriam com encontros presenciais de docentes da área de inclusão, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibiliza videoaulas e materiais preparatórios via internet. Os objetivos do programa são fomentar a construção de novos significados e aprimorar o atendimento a cada uma das deficiências nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs).

Nas salas virtuais da plataforma, que trouxe modernização e o uso de tecnologias ao ensino no município em parceria com a Google, são disponibilizados videoaulas, orientações pedagógicas, materiais de leitura complementar, biblioteca virtual, atividades práticas e um formulário avaliativo. Ao todo, a formação possui oito módulos de capacitação com 20 horas cada, totalizando 160 horas de discussão sobre assuntos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), cuidados da saúde mental durante o isolamento, consciência fonológica e métodos de ensino.

De acordo com a coordenadora do CEIA, Liliane Veiga da Silva, o alto número de participantes evidencia a importância da preparação do corpo docente a fim de permitir o surgimento de novas estratégias de inclusão. A maioria dos inscritos pertence à educação infantil e é composta por profissionais atuantes na base do desenvolvimento das crianças. “Precisamos instrumentalizar os professores através de formações que tragam a temática da Educação Inclusiva para que possamos oferecer novas formas de olhar e pensar sobre a inclusão. Os professores precisam conhecer recursos, ferramentas, tecnologias e estratégias de ensino que possam ser utilizados através de atividades que contemplem a diversidade e respeitem a singularidade”, afirma.

Para a secretária adjunta de Educação, Daniele Ilha, a dedicação da equipe responsável pela capacitação tornou possível a continuidade do debate entre os professores em meio à pandemia do novo coronavírus. “Trata-se de um momento sensível, inédito, em que o isolamento social se faz necessário. Mas nossa capacidade de adaptação, somado às possibilidades do Google For Education, permitiu a adequação do processo de aprendizagem”, revela.

Segundo a titular da Diretoria de Educação Inclusiva, Cristina Gobbi, que tem 25 anos prestados ao funcionalismo público, a utilização da informática é uma exigência crescente no dia a dia dos profissionais da educação e acompanhar esse processo, implementando novos métodos dentro da sala de aula, é fundamental. “Esperamos contribuir positivamente na formação profissional dos docentes, que se mostram engajados com o conhecimento, buscando se apropriar da tecnologia para manter o vínculo ativo com a comunidade escolar e se especializando enquanto educadores inclusivos”, comenta.

 

Cronograma das atividades e docentes envolvidos

Módulo 1 - 18/5 a 31/5

AEE Orientações Pedagógicas

Liliane Veiga e Carolina Silva Lopes Mancilha, Raquel de Souza e Rosane Inês Spessatto

Módulo 2 - 1/6 a 14/6

TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Antonio Carlos Basegio, Ivan Antonio Basegio, Bianca Rocha Gutterres, Emília Elisabeth Paulon da Costa

Módulo 3 - 15/6 a 28/6

Cuidando da Saúde Mental em Tempo de Distanciamento Social

Luciane Machado de Oliveira

Módulo 4 - 29/6 a 12/7

Consciência Fonológica

Katia Cilene da Silva, Ceres Helena Vargas Moreira, Dilce Mara Lapischies, Eva Cristina Fachinelli e Tânia Mara Schiz

Módulo 5 - 13/7 a 26/7

Afetividade e Aprendizagem: Um Caminho para Construção de Conhecimentos Significativos

Ceres Helena Vargas Moreira, Vânia Regina Torres, Dilce Mara Lapischies e Tânia Mara Schiz

Módulo 6 - 27/7 a 9/8

Fazendo a Diferença na Vida das Pessoas: Gratidão e Empatia

Luciane Machado de Oliveira, Vânia Regina Torres e Tânia Mara Schiz

Módulo 7 - 24/8 a 6/9

O Brincar e o Desenvolvimento Infantil

Caio Basegio, Ivan Basegio, Bianca Gutterres e Katia Cilene da Silva

 

Módulo 8 - 10/8 a 23/8

Práticas e Vivências da Sala de Recursos Multifuncional

Professoras da rede municipal de Canoas

Comprometida com políticas públicas que prezem pelo meio ambiente, a Prefeitura de Canoas recebeu, na semana alusiva ao tema, duas medalhas concedidas pelo ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade. Os reconhecimentos foram dados tendo em vista a conformidade das ações de gestão e a adaptação às recomendações consideradas pela instituição.

Segundo a diretora de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vera Bini, o município tem trabalhado em diversas frentes para buscar um desenvolvimento sustentável em equivalência com o recomendado pelo ICLEI. Estes trabalhos são avaliados sob três aspectos: social, econômico e ambiental. Além disso, as ações estão alinhadas com os 17 Objetivos do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e com os critérios e metas de comprometimento definidos pelo Acordo de Paris.

Entre as iniciativas canoenses de destaque e que impactam no reconhecimento dado a cidade, estão as escolas sustentáveis, cuja energia solar possibilita mais 90% de economia; e a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que já tem convertido materiais – antes sem destinação correta – em insumos para melhorias no município. “Essas medalhas conferem ao nosso trabalho uma certificação de que estamos não somente no caminho certo, mas trabalhando seriamente. Raros são os municípios que conseguem chegar a esse nível de trabalho”, explica Vera.

O resultado é comemorado pelo secretário de Meio Ambiente, Crístian Schultz. “O município foi premiado com dois selos de boas práticas conferidos pelo ICLEI, uma das maiores organizações mundiais em prol do desenvolvimento sustentável. O reconhecimento de nosso trabalho mostra os projetos de sustentabilidade da atual gestão estão gerando bons frutos”, celebra.

Há ainda mais uma etapa que a cidade deve cumprir para avançar no processo de desenvolvimento sustentável proposto e avaliado pelo ICLEI. O atingimento da meta proporcionará a cidade atrair mais investimentos de instituições públicas e privadas também comprometidas com estes objetivos.

Sobre o ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade

É uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Foi fundado em 1990 por 200 governos locais de 43 países, que se reuniram no primeiro Congresso Mundial de Governos Locais por um Futuro Sustentável na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Na América do Sul, conecta mais de 80 governos associados em 8 países.

Mais do que nunca, manter mente e corpo sãos se apresenta como uma tarefa necessária. Afinal de contas, é importante enquanto cuidado com a saúde e, sobretudo, para lidar com as mudanças sociais provocadas pela pandemia do novo coronavírus. É por este motivo que, pelo 19º ano consecutivo, Canoas irá participar das ações do Dia do Desafio, que acontece na quarta-feira (27).

Neste ano, porém, como medida preventiva à covid-19, todas as atividades serão realizadas on-line. Em parceria com o SESC Canoas, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), irá propor em vídeos as atividades físicas para a comunidade. Deste modo, cada participante poderá realizar os exercícios propostos em casa.

Após isso, é preciso registrar a participação em um dos canais do Dia do Desafio. É preciso destacar a atividade realizada e quantas pessoas participaram, através do formulário clicando aqui, do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp, 51 991053377. O prazo de envio termina às 17 horas de quarta-feira (27). 

O Dia do Desafio

Coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association For International Sport for All e pelo SESC, é um dos mais importantes movimentos de combate ao sedentarismo, incentivando à pratica da atividade física e do esporte.