Recursos Humanos
Ramal 3471
Ramal 7602

Canoas preparou uma semana inteira de atividades para comemorar os 80 anos do município. As atividades começam no sábado (22) e vão até sexta-feira (28), com workshops, apresentações, shows, exposições, homenagens a personalidades importantes para o desenvolvimento da cidade e inaugurações de equipamentos públicos para os cidadãos.

A Semana de Canoas inicia com apresentações culturais no Capão do Corvo a partir das 15h de sábado, onde os frequentadores poderão acompanhar shows musicais com The Travellers e o projeto The Beatles no Acordeon, além de peças teatrais. Na segunda-feira (24), os atletas canoenses ganham a Estação Cidadania, um centro para esportes no bairro Mathias Velho. O evento de inauguração contará com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra.

A entrega da Medalha Pinto Bandeira, honraria máxima concedida pelo município a personalidades que contribuíram significativamente com o desenvolvimento de Canoas, será entregue na quinta-feira (27), em uma solenidade no Centro de Eventos do ParkShopping.

Clique aqui para ver a programação completa

Pensando no crescente número de usuários de telefonia móvel, que utilizam o smartphone para navegar na internet, a Secretaria Municipal das Relações Institucionais e Comunicação desenvolveu um novo site para o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). Produzido 100% com recursos próprios, o site propicia ao visitante uma boa experiência para obter as informações de forma clara e objetiva, graças a tecnologia que o torna responsivo, ou seja, adaptável a computadores desktop e dispositivos móveis.

Quem visitar o site encontrará informações sobre o funcionamento do centro, como fazer denúncias de maus-tratos, formas de adoção e fotos dos cães que estão no local e que buscam um novo lar. Além disso, ele disponibiliza para download uma caderneta de vacinação e uma cartilha sobre como lidar com animais de estimação.

Acesse e divulgue: www.canoas.rs.gov.br/bemestaranimal

 

 

Nesta semana, em meio às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5, a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas lançou mais uma tarefa da gincana do projeto Escola Sustentável e Criativa, iniciativa patrocinada pelo Banrisul que envolve todas as instituições municipais de ensino da cidade e que tem por objetivo despertar o desejo de aprender e divulgar ações de preservação ambiental. Até outubro, as escolas devem arrecadar tampinhas de plástico e lacres de latinhas de alumínio para a campanha “Junte e Ajude”, da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef).

De acordo com a professora Rejane Ledur, coordenadora do projeto, além de uma ação ambiental, a tarefa da gincana também é uma ação social dentro da Escola Sustentável e Criativa. “Essa é uma das principais tarefas da gincana por tudo o que ela representa para as questões de sustentabilidade e de solidariedade. Além disso, ela pode fazer a diferença em termos de pontuação, uma vez que se estende até outubro”, explica Rejane.

Toda a comunidade pode se envolver na campanha, levando até a escola o material arrecadado. Cada garrafa plástica de cinco litros, cheia de tampinhas de plástico, equivale a mil pontos para a escola. O garrafão de 20 litros vale quatro mil pontos. Uma garrafa pet de dois litros com lacres de latinhas de alumínio contabiliza dois mil pontos. Quando a escola tiver um número considerável de material, entrará em contato com a Acadef para realizar o recolhimento. O registro será feito pela própria associação, que passará a pontuação para a SME.

O lançamento da 9ª tarefa da gincana ocorreu de forma simbólica na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erna Würth e contou com a presença do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, da vice-prefeita, Gisele Uequed, e da Secretária da Educação, Neka Escobar.

Sobre o Junte e Ajude

Em dois anos, a ação já arrecadou 14 toneladas de recicláveis e a venda dos materiais foram revertidos na compra de mais de mil itens de utensílios de necessidades básicas, como fraldas, assentos d’água, gel pomada, curativos entre outros, distribuídos às pessoas com deficiência em vulnerabilidade social.

O projeto conta com o apoio da comunidade escolar, empresas, estabelecimentos comerciais e pessoas físicas. “Tudo o que fazemos é para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Unir isso a um projeto de sustentabilidade é um grande exemplo de cidadania para todos os estudantes do município”, destaca o gestor da Acadef, Ricardo Cardoso.

Canoas conseguiu pelo segundo ano consecutivo superar Petrolina no número de pessoas que aderiram ao Dia do Desafio, no último dia 29 de maio. De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), 173.939 canoenses tiraram 15 minutos do seu dia para realizar uma atividade física. Em Petrolina, Pernambuco, 71.305 também aceitaram o desafio de melhorar a qualidade de vida.

A SMEL montou uma programação especial no Parque Getúlio Vargas para proporcionar uma boa experiência com aulas de ritmos, caminhada e outras atividades. “O Dia do Desafio faz com que muita gente dê o primeiro passo em busca de melhorar a sua qualidade de vida. Começa tirando 15 minutos, e as consequências a longo prazo são as melhores possíveis, tanto para a pessoa quanto para o município. Nos sentimos contentes por tantos canoenses terem aceitado o desafio em 2019”, comemorou a secretária-adjunta da pasta, Elisete Perroco.

O Dia do Desafio coloca duas cidades frente a frente, por sorteio, durante três anos. Esse é o segundo ano que da dobradinha com Petrolina. Proporcionalmente, Canoas possui mais habitantes que sua parceira. Para contabilidade final, a porcentagem de participação das duas cidades é que define a posição no ranking.

O servidor Paulo Rogério Santos da Luz, agente de trânsito do município, recebeu, na última semana, o certificado de conclusão do curso de Motociclista Militar, realizado pelo Comando Militar do Sul no 3° Batalhão de Polícia do Exército, em Porto Alegre. O secretário de Transporte e Mobilidade, Ademir Zanetti, viabilizou a participação de Paulo junto ao Comando para qualificar o trabalho do agente e o serviço prestado à população

Referência entre os órgãos de segurança pública do Rio Grande do Sul, o estágio habilitou também integrantes de Organizações Militares de Polícia do Exército do Comando Militar do Sul, da Brigada Militar e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre. No total, 24 homens concluíram a formação para batedores, sendo Canoas a única cidade da Região Metropolitana com um representante.

O curso foi realizado sem ônus para o município. O estágio de Motociclista Militar é um convite aberto às instituições parceiras que se disponibilizam a realizar escoltas de comboios, ambulâncias e autoridades. Essa é a quarta vez que a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) envia agentes para a formação. Atualmente, o município conta com 11 agentes em atividade, sendo três Batedores Motociclistas formados: Claudio Viera de Moura, Ritieli Godoy da Silva e Paulo Rogério Santos da Luz.


Passado um ano do lançamento do novo portal da Prefeitura de Canoas, a SMRIC está realizando uma atualização em seus conteúdos. Para isso, a secretaria solicita a colaboração de todos os departamentos da instituição, que disponibilizam informações no portal, para que façam uma revisão nos conteúdos relacionados a eles. Se for constatada alguma informação desatualizada, o ajuste deverá ser solicitado à equipe responsável pela gestão do portal, conforme orientações abaixo.
Essa ação é muito importante e visa fornecer aos cidadãos informações mais precisas e atualizadas, evitando assim transtornos para a nossa atividade diária e para os visitantes do portal, em razão de dados defasados.
A secretaria pede que a revisão dos conteúdos seja feita até o dia 31 de maio e o procedimento deverá ser feito da seguinte forma:

Acesse a página do portal relacionada à atividade de seu setor e faça uma revisão nela. Se identificar alguma informação que deve ser ajustada, valide com sua chefia e prossiga da seguinte forma:

- copie o link da página que deverá ser atualizada para um documento do Word, GoogleDoc ou OpenOffice (coloque o seguinte nome no arquivo: atualização de conteúdo no portal);
- abaixo do link, descreva as alterações que devem ser feitas;
- se o texto for longo, envie ele completo e revisado;
- se houver mais páginas, use o mesmo documento, apenas separando cada página pelo link relacionado;
- anexe o documento com as atualizações em um e-mail;
- se houver alguma imagem a ser inserida na página, envie anexada ao e-mail, devidamente identificada;
- no assunto do e-mail, coloque: Portal da Prefeitura - atualização de páginas;
- no corpo do e-mail, coloque seu nome, telefone, cargo e departamento em que você trabalha;
- o e-mail deve ser enviado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ;
- em caso de dúvidas, ligue para 3236-1300, ramal 1308, ou diretamente para o ramal e fale com o Rogério Nolasco ou com a Jhennifer Machado.

Se ficou com dúvidas ou for o caso de ajustes mais complexos do que simples alterações de textos, entre em contato pelo fone mencionado acima para que seja identificada a melhor forma de realizar a atualização,

Conteúdos a serem revisados:
Serviços e páginas relacionadas às secretarias