Recursos Humanos
Ramal 3471
Ramal 7602

Dia 21 de março é considerado o Dia Internacional da Síndrome de Down (SD). O indivíduo com SD, ou trissomia do cromossomo 21, tem 47 cromossomos em células ao invés de 46, como a maior parte da população em geral. As crianças, jovens e adultos com SD podem ter algumas características semelhantes, mas não iguais, pois herdam como qualquer filho traços de seus familiares. Podem estar propensos a maior incidência de doenças, daí a necessidade de se estar mais atento.

Importante dizer que o comportamento dos pais não causa Síndrome de Down. Não é culpa de ninguém. A Síndrome de Down não é doença. As pessoas com SD tem muito mais em comum com a população do que diferenças. Podem ter um bom nível de desenvolvimento de suas capacidades pessoais e intelectuais e avançar em crescente nível de realização e autonomia. São capazes de amar, sentir, estudar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever e deverá ir na escola regular juntamente com outras crianças, jovens e/ou adultos.
Em resumo, poderá ocupar um lugar próprio e digno na sociedade. É uma pessoa que merece respeito. A isto, chamamos inclusão.
Já temos, como exemplo, pessoas com Síndrome de Down que cursam universidades, que formaram-se, os que são modelos, atrizes/atores, jornalistas, campeões de taekondo e outros.


Maria do Carmo Job Junqueira Maciel
Psicóloga da UASSST-DRH-SMPG
E mãe do Frederico Junqueira Maciel, o rapaz da foto.

 

Homenagem da Prefeitura de Canoas a todos os portadores da trissomia 21

 

 

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) de Canoas, em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Canoasprev), realizou um evento destinado aos servidores municipais que estão na iminência de se aposentar. O Programa Pré-Aposentadoria, que está em sua 6ª edição, aconteceu na tarde desta terça-feira (19), no auditório Sady Schivitz, e mobilizou 50 servidores. A abertura contou com a presença do presidente interino do Canoasprev, Aires Vigel, e da diretora de Recursos Humanos da SMPG, Suzana Sousa.

O objetivo do evento é esclarecer dúvidas dos servidores que desejam se preparar melhor para a aposentadoria. A palestra “Aposentadoria: desejo, decisão e realidade”, foi ministrada pelo psicólogo Márcio Quadros, da Unidade de Ações em Saúde do Servidor e Segurança do Trabalho (DRH/SMPG), e abordou assuntos referentes à preparação e ao planejamento para essa nova fase da vida. Em seguida, o painel “Dicas para cuidar do seu dinheiro e prosperar”, ministrado pelo coaching financeiro e educador da Universidade Corporativa do Banrisul, Robson Ferreira Borba, discorreu sobre as possibilidades do servidor se preparar financeiramente para o período da aposentadoria.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Jairo Rocha da Silva, que é gerente de equipe de Apoio Interprofissional em Saúde da SPMG, a atividade visa prestar esclarecimentos para o servidor que está em fase preparatória de aposentadoria. “Nosso objetivo é proporcionar tanto informações técnicas sobre o assunto, quanto uma reflexão sobre as mudanças que a aposentadoria pode acarretar na vida das pessoas, pois, nem todas chegam a essa fase preparados”, explica.

Faltando quatro meses para se aposentar, a servidora Sandra Simone de Souza Ribeiro, que está há 25 anos na Secretaria Municipal da Fazenda, salienta que o evento foi muito importante para uma reflexão sobre o seu planejamento: “Eu estou ansiosa para a aposentadoria, mas acabei idealizando mais o momento do que planejando. Agora, após a palestra, pretendo aprimorar meu planejamento”.

A diretora de Recursos Humanos da SMPG, Suzana Sousa, ressalta que a Secretaria oferece todo o suporte para os servidores da Prefeitura. “Através da Unidade de Cadastro e Controle de Pessoal, realizamos todo o atendimento e levantamento de dados para o processo de aposentadoria. As dúvidas, os servidores podem sanar na Central de Atendimento ao Servidor”, completa.

O Programa Pré-Aposentadoria conta com uma segunda atividade, que será realizada na quinta-feira (21), no auditório do Canoasprev. Na ocasião, os servidores participarão da palestra “Como acontece uma aposentadoria: aspectos administrativos e casos vivenciados no Canoasprev”, ministrado pelo diretor administrativo da instituição, Leonardo Schmidt Machado. O evento tem início às 13h30, com credenciamento.

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas (Canoasprev) realizou, na tarde desta quarta-feira (13), a entrega de 19 portarias de aposentadoria a servidores municipais. A cerimônia aconteceu na sede do Canoasprev e contou com a participação do presidente do Instituto, Francisco de Paula Figueiredo; do vice-presidente, Aires Vigel; e da diretora interina administrativa, Lúcia Alves.

O presidente do Canoasprev aproveitou a ocasião para reafirmar que o Instituto é um espaço de referência ao qual os aposentados podem recorrer para tirar dúvidas, trocar ideias e procurar qualquer tipo de orientação. “Este é um ato de integração dos novos aposentados, queremos que cada um aproveite essa nova etapa da vida da melhor forma, seja na continuidade do trabalho, seja para aproveitar o merecido descanso. Por isso, aproveitamos para reforçar que esse momento não é o fim, mas sim, um recomeço”, ressalta Figueiredo.

Um dos servidores que recebeu a portaria, Valderi Dias da Silva, contribuiu com o município durante 37 anos e afirma estar feliz com a chegada da aposentadoria. “Tenho dois filhos e dois netos, quero aproveitar mais tempo com a minha família”. Além disso, o novo aposentado conta que planeja descansar no litoral gaúcho e não pretende continuar trabalhando, mesmo com as propostas que já recebeu.

Ainda na ocasião, os novos servidores inativos receberam uma série de orientações sobre benefícios, medidas burocráticas, solicitação de rancho, sobre empréstimo consignado, entre outros serviços.


Servidores aposentados:

Ana Maria Minuzzo - Professor

André Dias da Silva - Operário

Erasmo Moreira Nascimento - Servente

Gilberto Luiz Vitali Brodin - Engenheiro Mecânico

Gilmar Gonçalves - Arquiteto

Isaac Macedo Kieffer - Operário

Joao Damaceno Soares Filho - Servente

Joelba de Barros Plein - Professor

Marcia Marques - Professor

Maria Aparecida Caldana - Professor

Maria Helena Gomes de Andrade - Professor

Maribel Pulgatti - Prefeitura

Marines Brasil Maldonado - Professor

Odilon Jose Dorneles - Operário

Rubiane Fortes Lopes - Professor

Sergio Ricardo Hoff - Mecânico

Sirlei Mellos Farioli - Servente

Valderi Dias da Silva - Operador de Máquina Rodoviárias

Valéria Maria Lopes Machado - Professor

 

 

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), realizou a palestra “Saúde e autoestima da mulher lado a lado” para as servidoras municipais. A atividade foi em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira (8), e aconteceu no auditório Sady Schivitz, durante esta terça-feira (12).

A palestra foi ministrada pela nutricionista Alice Magagnin Neves e pela educadora física Sabrina Cardoso. O evento foi uma iniciativa da Unidade de Ações em Saúde do Servidor e Segurança do Trabalho.

Para a assessora técnica da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), Tatiane Almeida da Rosa, o evento foi muito importante para conscientizar as mulheres daquilo que elas já sabem ou desconhecem sobre saúde, mas não praticam no dia a dia. “A palestra focou bastante na alimentação saudável e correta, afastando a ideia das dietas milagrosas. Também foi abordado sobre a atividade física de acordo com a forma genética de cada mulher. Acho que é uma excelente iniciativa da Prefeitura para promover a saúde feminina e nos orientar nessas questões básicas do dia a dia, mas que, muitas vezes, não prestamos atenção”, comenta Tatiane.

A SMPG e o Canoasprev estão preparando a 6ª edição do Programa Pré-Aposentadoria, promovido pela Prefeitura em parceria com o Instituto, para os servidores que desejam se preparar melhor para essa nova etapa da vida. Serão dois encontros, com palestrantes especialistas, conforme programação abaixo. Haverá espaço para solução de dúvidas e questionamentos. As vagas são limitadas. As inscrições gratuitas devem ser realizadas até o dia 18 de março, no link https://bit.ly/2HsMy56.

Cronograma 19 de março

Local: Auditório Sady Schiwitz

13h30 - Credenciamento

14h - Abertura - "Aposentadoria: desejo, decisão e realidade"
Psicólogo Márcio Quadros – Unidade de Ações em Saúde do Servidor e Segurança do Trabalho – DRH/SMPG

15h15 - Intervalo

15h30 - “Dicas para cuidar do seu dinheiro e prosperar”
Coaching Financeiro Robson Ferreira Borba – Educador da Universidade Corporativa Banrisul

17h30 - Encerramento

Cronograma 21 de março

Local: Auditório do Canoasprev - Avenida Inconfidência, 817

13h30 - Credenciamento

14h - Abertura - “Como acontece uma aposentadoria: aspectos administrativos e casos vivenciados no Canoasprev"
Diretor Administrativo do Canoasprev, Leonardo Schmidt Machado

15h15 - Intervalo

15h30 - Continuação palestra "Como acontece uma aposentadoria: aspectos administrativos e casos vivenciados no Canoasprev"

17h30 - Encerramento

 

 

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Educação, lançou nesta quarta-feira (6), o edital para orçamento de 2.070 Chromebooks, computadores que serão utilizados por alunos das escolas municipais. A entrega de propostas para a participação do edital ocorre até às 9h do dia 19 de março.

A aquisição dos computadores será a primeira etapa do processo de implementação das ferramentas educacionais do Google. A ideia da Prefeitura é inserir o Google for Education em todas as escolas de Ensino Fundamental de Canoas, contribuindo para uma atualização nas práticas e metodologias pedagógicas para a educação pública da cidade.

Acesse o edital clicando aqui

Há poucos meses, o prefeito Luiz Carlos Busato, a vice-prefeita Gisele Uequed e a secretária Municipal da Educação, Neka Escobar, participaram de reuniões e eventos sobre o sistema na sede da Google Brasil, em São Paulo. Desde lá, os processos burocráticos para a aquisição de equipamentos e a contratação da empresa foram iniciados.

O Google For Education é uma série de aplicativos criados para realização de tarefas em rede que podem otimizar o tempo dos professores e atrair a atenção dos alunos. O sistema permite que se realizem atividades online, pesquisas e construção de textos colaborativos, além de uma grande possibilidade de funcionalidades voltadas ao estudo. Estima-se que, atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizam a ferramenta.

Como funcionará

Após finalizado o processo de compra dos Chromebooks e formação da primeira turma de professores, as escolas irão receber os computadores portáteis exclusivos para uso em sala de aula. Além dos usos nas escolas o sistema possui aplicativos como agenda, disco virtual, editores de documentos, entre outros, disponibilizados online, permitindo que as tarefas sejam feitas em grupo ou individual de qualquer lugar e a qualquer hora a partir de um computador ou celular pessoal. Os estudantes ainda podem utilizar vídeos e áudios para reunião, realizar transmissão de arquivos para consulta, ter acesso a um número infindável de materiais de estudo, entre outras vantagens. Já para os professores, as facilidades da sala de aula virtual permitem a criação de tarefas digitalmente, gerenciamento de trabalhos e provas, criação de aulas multimídia e acompanhamento das produções dos alunos.